enabling mergers & acquisitions

SENDO ASSEDIADO POR UM FUNDO (OU COMPETIDOR) PARA VENDER A EMPRESA

Em primeiro lugar, se há um Fundo de Investimento “batendo à sua porta” para investir em sua Empresa ou se há um competidor querendo comprá-la, comemore! Qualquer que seja a sua decisão em relação ao tema, sua Empresa tem valor no mercado.

Ambos os casos requerem a devida atenção, mas têm dinâmicas específicas e distintas. Pois, enquanto um competidor tem um interesse mais “estratégico” na Empresa-alvo (expansão de mercado, aumento de eficiência por escala, novas tecnologias, etc), um Fundo, seja um de Private Equity (PE) ou de Venture Capital (VC), tem interesse fundamentalmente financeiro.

Claro que o Fundo está interessado nos aspectos estratégicos, operacionais e financeiros da Empresa. Até porque, sem isso, qual seria o real valor da mesma? Porém, um Fundo, quando entra numa Empresa, vai em busca de um retorno financeiro futuro sobre esse investimento.

Por isso, a entrada de um Fundo na Empresa deveria ser vista como uma oportunidade de valorização futura da Empresa. Mas é preciso ter cuidado, pois há diferentes tipos de Fundos.

É preciso assegurar que este seu novo sócio (sim, o Fundo será seu sócio!) tem o perfil ideal (modelo de investimento, tempo de maturação, equipe, etc) para a sua Empresa, pois a sua chegada trará uma nova dinâmica para a Empresa. A começar pela Governança, mas passando por controles, gestão de riscos, estruturas organizacionais e tomada de decisões, dentre outras. Além disso, o Fundo tende a pagar menos e exigir muito mais numa transação.

Nesse contexto, a IN.business atua como um strategic advisor para os seus Clientes, conduzindo todo o processo, desde a estruturação da transação até a sua efetiva concretização, conforme a sua metodologia de “full advisory services”:

  • apoio no desenvolvimento de planos operacionais e projeções financeiras
  • cálculo do valor de mercado da Empresa (Enterprise & Equity Valuation)
  • modelagem estratégica, financeira, jurídica e societária da transação
  • avaliação dos interessados, com análise de riscos e oportunidades
  • estudo de alternativas estratégicas à venda imediata da empresa
  • condução de todas as negociações até o closing da transação
  • coordenação de Due Diligences (financeira, legal, operacional, etc)
  • coordenação de contratos (compra e venda, acordo de acionistas, etc)
  • suporte e orientação permanentes durante todas as etapas do processo

obs: a IN.business assessora transações de Venda de Empresas com valor a partir de R$ 25 milhões, em qualquer segmento de mercado e em qualquer estágio no seu ciclo de vida: de Startups a Empresas Consolidadas.

Complementando os seus serviços de assessoria em transações de venda de Empresas, a IN.business também disponibiliza serviços de consultoria e de reestruturações em torno dessas transações. Veja o portfólio completo de serviços da IN.business.

Assim, caso você esteja avaliando a possibilidade de trazer um Fundo, já identificado ou não, para dentro de sua Empresa, entre em contato conosco para que possamos lhe apresentar a nossa metodologia e mostrar como a IN.business pode efetivamente ajudar você e seus sócios em tema de tamanha relevância e importância. Será um grande prazer!